Milhares de cidadãos nigerianos vão assistir à rápida melhoria das suas vidas devido à chegada de energia solar. Benefí­cios estendem-se à educação e saúde
Milhares de cidadãos nigerianos vão assistir à rápida melhoria das suas vidas devido à chegada de energia solar. Benefí­cios estendem-se à educação e saúdePela primeira vez em 30 anos, os moradores da ilha de Sagbo Kodji, na Nigéria, têm luz elétrica graças a um projeto de energia solar que pode melhorar a vida de 80 mil pessoas. a maior parte daquela população vive da pesca, não tem eletricidade e vê-se obrigada vender o peixe rapidamente, frequentemente por preços muito baixos.com um mínimo de energia solar, o pescado poderia ser congelado, realça a agência Fides.

O sistema instalado permite aos habitantes pagar uma pequena quantia por dia por 24 horas de eletricidade, obtida através de painéis solares e conservada em baterias. a chegada da eletricidade à ilha deverá contribuir para melhorar a vida social e económica dos moradores rapidamente: os estudantes poderão estudar à noite e poderá evitar-se respirar fumo que prejudica a saúde.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que a poluição do ar em espaços fechados, devido ao uso de combustíveis sólidos, mata cerca de 80 mil pessoas anualmente na Nigéria.