«Quem tem duas túnicas reparta com aquele que nada tem». é isto que fazem tantas pessoas, mesmo aquelas que não têm muitas posses
«Quem tem duas túnicas reparta com aquele que nada tem». é isto que fazem tantas pessoas, mesmo aquelas que não têm muitas possesatravés da história da humanidade sempre surgiram génios de bem-querer que muito fizeram para construir uma civilização de indivíduos felizes. É aliás este o plano do Deus-amor: a felicidade das criaturas que a sua bondade deu à luz. Génios, profetas que souberam articular e pôr à disposição das gentes de boa vontade um sentido de alegria que muito ajuda as pessoas a usarem para o bem comum as boas qualidades que herdaram.
O evangelho da Missa de hoje apresenta-nos um desses indivíduos: João Batista, o precursor, o arauto do Messias, Jesus Cristo. a mensagem que ele nos dá hoje no evangelho tem a capacidade de muito bem ajudar o nosso comportamento para resolver as crises que afectam tanta gente, no meio de nós e na sociedade mundial.
Diz João Batista às multidões que lhe perguntavam que fazer para melhorar a vida de então. João responde: Quem tem duas túnicas reparta com aquele que nada tem. E quem tem mantimentos proceda da mesma forma. Se reparamos bem no que se passa pelas nossas terras, é isto precisamente que fazem tantas pessoas, mesmo aquelas que não têm muitas posses: Compreendendo o alcance da justiça e da caridade, repartem elas tantas coisas com os mais pobres ou abandonados. São génios e arautos do bem-estar da sociedade.
Foram também os publicanos ter com o Batista, perguntando: Mestre João, que havemos nós de fazer? Resposta do precursor: Não exijais nada além do que vos está fixado. Um ensinamento que, se fosse bem praticado pelas classes mais altas e dirigentes da sociedade, em pouco tempo resolveriam tantos problemas, e criariam assim um clima de felicidade e realização que muito contriburiam para a construção duma família nacional contente e próspera.
até os soldados em serviço foram ter com João Batista, perguntando: E nós, que havemos de fazer? Resposta pronta: Não useis de violência com ninguém nem denuncieis ninguém injustamente. Também esta resposta se pode aplicar a todos nós, e mais ainda àqueles que estão encarregados da justiça, que nem sempre é usada para com os mais pobres e fracos que menos meios têm para se defender.
Perguntava-se o povo se João Batista não seria o Messias. Ele respondeu: Não sou Mas virá depois de mim alguém que vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Sem dúvida referem-se estas palavras ao Pentecostes, em que o Espírito Santo inundou os apóstolos em forma de línguas de fogo. Mas a expressão línguas de fogodiz-nos claramente que o Espírito Santo produz no indivíduo uma purificação que elimina o mal, que relaciona o indivíduo com o seu Criador-Salvador e lhe dá a capacidade de viver uma vida de justiça e caridade para com o próximo, especialmente os mais fracos e indigentes. E, termina o evangelho de hoje, era assim que João Batista anunciava a todos a Boa Nova. Oxalá aceitemos todos esta Boa Nova, que transformará os indivíduos e a sociedade em que vivemos numa comunidade feliz e realizada.