Voluntários vão preparar uma ceia de Natal para aqueles que não têm com quem passar essa noite. Sacerdote convida desde já os portugueses a receberem vizinhos que estejam sozinhos
Voluntários vão preparar uma ceia de Natal para aqueles que não têm com quem passar essa noite. Sacerdote convida desde já os portugueses a receberem vizinhos que estejam sozinhos a pensar naqueles que não têm alguém com quem a passar a noite de Natal, a paróquia de Campanhã, na diocese do Porto, volta a organizar o Natal dos Sós. O objetivo é dar reposta à solidão que vai aumentando, principalmente entre as pessoas mais velhas que ficam sozinhas.
Em comunicado, Fernando Milheiro, pároco de Santa Maria de Campanhã refere que todos os que seriam obrigados a passar o Natal sozinhos podem participar nesta ceia, dia 24 de dezembro, a partir das 17h00, no Patronato de Campanhã, Travessa da Corujeira de Baixo, número 140.
Nesta ceia de Natal cada um dos participantes é chamado pelo seu primeiro nome e a partir das 19h00, escutam-se algumas mensagens, são apresentados poemas e o regresso a casa será feito a partir das 22h00, com o apoio de voluntários.
Habitualmente a paróquia recebe cerca de 50 pessoas para esta ceia de Natal, mas o sacerdote refere que era preferível que não fosse ninguém. Neste contexto, surge também o apelo para que todas as pessoas que tenham oportunidade convidem para a ceia Natal os vizinhos que vão ficar sós.
Para além das luzinhas de rua no centro das cidades, de centenas de espetáculos e de hipermercados cheios de gente ainda faz falta esta porta aberta para gente que não tem o aconchego de um lar na noite de Natal, explica Fernando Milheiro.
a paróquia de Santa Maria de Campanhã, através da Conferência São Vicente de Paulo (Vicentinos) leva ainda mais de uma centena de cabazes a quem precisa para que façam a sua ceia em família. O Natal dos Sós realiza-se desde 1987. Este ano, a iniciativa conta com o apoio da associação Nun”Álvares, da Fraternidade Nun”Álvares (escuteiros) e de um grupo de voluntários.