Ki-moon apela a medidas que possam reverter a atual taxa de degradação de terrenos de todo o mundo. O responsável recorda que o problema existe devido à desflorestação e às alterações climáticas
Ki-moon apela a medidas que possam reverter a atual taxa de degradação de terrenos de todo o mundo. O responsável recorda que o problema existe devido à desflorestação e às alterações climáticasTrinta e três por cento dos solos do mundo estão degradados, alerta Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), numa mensagem para Dia Mundial do Solo, assinalado sábado, 5 de dezembro. Perante este panorama, o responsável realça que o desafio é claro e pede esforços que levem a uma redução da atual taxa de degradação.
Para combater o problema, Ki-moon propõe uma administração sustentável dos recursos, uma vez que a degradação dos solos ocorre devido à expansão das cidades, à desflorestação, ao uso insustentável da terra, à poluição e à alterações climáticas.
Segundo a Organização das Nações Unidas para agricultura e alimentação (FaO), com o crescimento da população mundial, a procura de bens alimentares deve crescer 60 por cento até 2050. José Graziano da Silva, diretor-geral desta agência, lamenta o facto de muitas vezes o papel dos solos não ser reconhecido. O responsável recorda que estes são os aliados silenciosos da produção alimentar e que a sua atual taxa de degradação ameaça a capacidade de se alcançar as necessidades das gerações futuras.