Um teólogo, um mestre em Psicologia Forense e dois sacerdotes vão dinamizar o seminário «Perdão e reconciliação à luz da misericórdia»
Um teólogo, um mestre em Psicologia Forense e dois sacerdotes vão dinamizar o seminário «Perdão e reconciliação à luz da misericórdia» a importância da misericórdia, do perdão e da reconciliação na construção de uma cultura de paz vai estar em reflexão durante um seminário. O encontro está marcado para o próximo dia 28 de novembro e terá lugar na Casa Regional dos Missionários da Consolata, nos Olivais (Lisboa), entre as 14h00 e as 18h00.

Entre os oradores encontram-se o teólogo Pedro Valinho que vai abordar o tema Perdão, porta de esperança, e João GonçAlves, sacerdote e Coordenador Nacional da Pastoral Penitenciária, que fará uma intervenção sobre a misericórdia como resposta à realidade da violência em Portugal.

Por sua vez, Jorge Silva, mestre em Psicologia Forense e da Exclusão Social, vai ajudar os presentes a pensar a Justiça restaurativa, como alternativa viável à paz social. Caberá a albino Brás, sacerdote e Coordenador nacional das Escolas de Perdão e Reconciliação (ESPERE), encerrar o encontro com a apresentação do projeto que coordena e que tem como objetivo restaurar a pessoa e o tecido social através da prática do perdão e reconciliação.

Este evento é de entrada livre e gratuita, mas sujeito a inscrição prévia, informam os responsáveis pela iniciativa, em comunicado. O encontro é promovido pela Rede ESPERE – Escolas de Perdão e Reconciliação e conta com o apoio do Instituto Missionários da Consolata.

O encontro deixa-se inspirar pelo Papa quando, na Bula de Proclamação do ano Jubilar da Misericórdia, afirma: Eis o núcleo do Evangelho e da nossa fé: a misericórdia é a força que tudo vence, enche o coração de amor e consola com o perdão.