Crianças e jovens são convidadas a participar num mercado de trocas que valoriza «outras formas de pensar a organização da vida económica»
Crianças e jovens são convidadas a participar num mercado de trocas que valoriza «outras formas de pensar a organização da vida económica»O 14. º Mercado de Trocas para Crianças e Jovens terá lugar no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e está agendado para o próximo dia 14 de novembro, a partir das 10h00. Para participarem na iniciativa, os interessados devem levar de casa brinquedos, jogos didáticos, de computador, livros, materiais escolares, assim como uma pequena manta para os expor.

O mercado de trocas é promovido pela Casa da Esquina e conta com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (Ecosol/CES) e de investigadores do Centro de Estudos Sociais. Segundo os seus promotores, a iniciativa tem um fundamento político-pedagógico, que é o de desprender as trocas de um modelo capitalista de atribuição de valor, valorizando a emergência de outras formas de pensar a organização da vida económica, no âmbito familiar.

através desta experiência procura-se estimular o desapego das crianças e jovens em relação aos brinquedos e bens diversos. além disso, a mercado de trocas também questiona a acumulação e a concentração de bens e rebate a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir.