Tensões políticas e raciais são alguns dos problemas que demonstram que é necessário «educar para a convivência», afirmou albino Brás, Coordenador Nacional das ES. PE. RE
Tensões políticas e raciais são alguns dos problemas que demonstram que é necessário «educar para a convivência», afirmou albino Brás, Coordenador Nacional das ES. PE. REUm dos vários desafios que se impõem na atualidade passa por educar para a convivência, alertou albino Brás, missionário da Consolata, durante o Seminário sobre perdão. Eu creio que um dos grandes desafios da educação hoje é educar para a convivência, para o encontro, para descobrirmos o outro e nos descobrirmos no outro, disse o sacerdote.

O missionário recordou algumas das problemáticas atualmente vividas no mundo e relacionou-as com essa falta de convivência. acreditem ou não, nós estamos a viver de facto uma situação inédita no mundo, com todas estas tensões políticas, homofóbicas e raciais. Porquê? Porque nos estranhamos, porque não nos conhecemos, porque se alimentam ressentimentos, rancores, raiva, e não saímos desse ciclo vicioso, explicou.

albino Brás é também o Coordenador Nacional das Escolas de Perdão e Reconciliação (ES. PE. RE) e apresentou ao público este projeto. as escolas da reconciliação são um projeto de intervenção social e uma possível resposta para problemas ligados, por exemplo, à dificuldade pessoal em gerir emoções, referiu.

Segundo o sacerdote, as ES. PE. RE têm como missão contribuir para a prevenção e redução da violência. albino Brás sublinhou que o o perdão pode acontecer sem reconciliação, e frisou que este rompe com o ciclo vicioso da violência, sendo um ato de limpeza pessoal. a intervenção do missionário encerrou o primeiro Seminário sobre perdão – promotores de uma cultura de paz, que teve lugar no Fórum Cultural de Ermesinde no último sábado, 7 de novembro. Entre as14h00 e as 18h30 vários especialistas passaram por aquele espaço para apresentar várias facetas do perdão.