a comemoração do Centenário das aparições motivou o Santuário de Fátima a lançar um prémio de fotografia, que destaca a importância desta arte para a cultura contemporânea
a comemoração do Centenário das aparições motivou o Santuário de Fátima a lançar um prémio de fotografia, que destaca a importância desta arte para a cultura contemporâneaO Santuário de Fátima lança o Prémio Fotografia Centenário das aparições de Fátima, no âmbito das comemorações desta data. a iniciativa é dirigida a fotógrafos portugueses e estrangeiros. Os interessados em participar devem entregar os seus trabalhos entre dezembro de 2015 e outubro de 2016. O regulamento do prémio está já disponível online.

a concurso estão as categorias Retrato Humano, Paisagem, Espiritualidade e Mensagem: práticas e ritualidade e Fotonarrativa, que valem um prémio no valor de 1. 000 euros cada. ao melhor trabalho será ainda atribuído o prémio Fotografia do Centenário das aparições, correspondente a um valor total de 2. 500 euros.

Os autores podem concorrer com um máximo de dois trabalhos por categoria. Os premiados serão conhecidos a 4 de novembro do próximo ano, sendo que os melhores trabalhos, por decisão do júri, poderão ainda vir a integrar uma exposição e ser objeto de publicação, lê-se num comunicado do Santuário de Fátima.

O júri do prémio é formado pelos fotógrafos Fernando Guerra, Rui Ochoa, Inês d”Orey, Paulo Catrica, e José Soudo, pelo diretor do Museu do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, e pelo reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, que preside ao júri.