Numa mensagem para a Semana dos Seminários, o bispo de Coimbra salienta que o sacerdote não é «perfeito» e convida os jovens a aceitarem «humildemente a sua condição de pecadores»
Numa mensagem para a Semana dos Seminários, o bispo de Coimbra salienta que o sacerdote não é «perfeito» e convida os jovens a aceitarem «humildemente a sua condição de pecadores» a Semana Nacional dos Seminários vai realizar-se entre os dias 8 e 15 de novembro sob o tema Misericórdia. Numa mensagem para esta ocasião, Virgílio antunes, presidente da Comissão Episcopal Vocações e Ministérios, realça que o sacerdote não é perfeito, irrepreensível e santo, mas alguém para quem o Senhor olhou com misericórdia, sem explicação nem motivação compreensíveis.
O responsável destaca que os jovens são convidados a aceitarem humildemente a sua condição de pecadores e necessitados da misericórdia de Deus. Muitos sentirão o apelo a andar com o Senhor e a aprender d”Ele, conhecerão a vocação a que os chama e terão alegria e coragem para a seguir fielmente, considera o prelado.
Virgílio antunes lembra que os Evangelhos apresentam um Jesus que passa pelos mais variados lugares onde se desenvolve a vida humana e olha com predileção para alguns, escolhe-os e chama-os para O seguirem. Sem explicações que satisfaçam a sua admiração e sem argumentos que respondam às suas interrogações, mas somente porque se sentiram tocados pelo seu amor misericordioso, deixaram tudo e seguiram-n”O, recorda o também bispo de Coimbra.