Um grupo de voluntários da área da saúde vai percorrer as ruas da cidade de Lisboa para tratar da dor física e mental de quem não tem ninguém e enfrenta a solidão
Um grupo de voluntários da área da saúde vai percorrer as ruas da cidade de Lisboa para tratar da dor física e mental de quem não tem ninguém e enfrenta a solidãoMédicos, psicólogos, enfermeiros e técnicos de cardiopneumologia vão prestar cuidados de saúde e apoio social e emocional aos sem-abrigo e idosos que vivem sozinhos na cidade de Lisboa. Para concretizar esta ação, 31 voluntários formaram a associação Voxlisboa. O objetivo passa por levar a cabo ações sustentáveis de promoção da saúde física, mental e social das pessoas em situação de vulnerabilidade.
atualmente, associação tem dois projetos no terreno: Rua com saúde e Rua com saída. Sábado, 24 de outubro, vai promover em Lisboa, as Primeiras Jornadas Saúde Solidária para partilha de conhecimentos e experiências na prestação de cuidados de saúde a pessoas em situação vulnerável e reforçar a importância do acompanhamento social e emocional como complemento terapêutico.
Os voluntários têm em comum uma grande vontade de ajudar a população sem-abrigo, mas também idosos que estão isolados e sós na cidade de Lisboa e pessoas que apesar de terem um quarto para dormir precisam de ajuda alimentar ou de saúde, explicou o médico Hugo Martins, presidente e um dos fundadores da associação, em declarações à agência Lusa.
Quinzenalmente, as equipas do projeto Rua com Saúde saem para várias zonas de Lisboa juntamente com os voluntários do Rua com saída. Nestas saídas, os voluntários levam apoio emocional, humano e social, procurando humanizar os cuidados de saúde e diminuir a solidão.