associação de Leiria prepara-se para lançar uma linha de apoio gratuita para prestar apoio a idosos vítimas de violência doméstica
associação de Leiria prepara-se para lançar uma linha de apoio gratuita para prestar apoio a idosos vítimas de violência doméstica a Mulher Século XXI, uma associação de desenvolvimento e apoio às mulheres sediada em Leiria, lança em novembro uma linha gratuita de apoio aos idosos vítimas de violência doméstica. Pretendemos ir ao encontro deles, nas suas residências, dos que são negligenciados, que não têm apoio na alimentação ou nos cuidados de saúde, explicou Isabel GonçAlves, presidente da associação.
além da linha telefónica, a associação vai disponibilizar na sua sede um gabinete de apoio psicológico para os idosos do distrito vítimas de violência doméstica. De acordo com a responsável, citada pela agência Lusa, o objetivo passa também por tentar fazer a ponte entre esta população mais vulnerável e os familiares cuidadores.
Catarina Louro, socióloga, realça a importância desta linha de apoio permitir o contacto junto de um grupo de pessoas que não denuncia, nem pede ajuda. Vai permitir sinalizar situações e, acima de tudo, acompanhar pessoas idosas vítimas de violência que não querem vir presencialmente ao gabinete de apoio psicológico na associação, refere. Para realizar este projeto, a associação tem um apoio financeiro de cerca de 33 mil euros do BPI Seniores.