Compositores de várias nacionalidades vão marcar presença na programação preparada pelo Centro Cultural de Belém e pela Casa da Música para assinalar a época natalí­cia
Compositores de várias nacionalidades vão marcar presença na programação preparada pelo Centro Cultural de Belém e pela Casa da Música para assinalar a época natalí­ciaO Centro Cultural de Belém (Lisboa) e a Casa da Música (Porto), consideradas duas das mais importantes instituições nacionais, anunciaram uma programação musical alusiva ao Natal com a participação de compositores de Portugal e do estrangeiro.
No âmbito desta iniciativa, será apresentada, pela primeira vez, uma reconstituição do ciclo de Vésperas da Beata Virgem Maria. a obra de João Lourenço Rebelo, talvez o maior e mais extravagante compositor de música religiosa no Portugal de seiscentos e certamente um dos génios musicais europeus, poderá ser escutada dia 4 de dezembro, a partir das 21h00, no Centro Cultural de Belém (CCB).
a Oratória de Natal, de Bach, é outra das propostas. O concerto será executado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelo CoroLisboa Cantat, ambos dirigidos pelo maestro argentino Leonardo García alarcón. O espetáculo está agendado para dia 20 do mesmo mês, e também terá lugar no CCB, a partir das 17h00.
No mesmo dia, mas pelas 18h00, o Coro e a Orquestra Barroca Casa da Música, dirigidos pelo maestro Paul Hillier, propõem um programa inteiramente dedicado à Natividade, lê-se na nota de apresentação da iniciativa. O concerto termina com o Magnificat de Bach, composto para as celebrações da véspera de Natal, em Leipzig (alemanha), no ano de 1723.