Uma organização portuguesa prepara-se para lançar um guia que visa potenciar o turismo na Guiné-Bissau. a primeira edição tem dois mil exemplares
Uma organização portuguesa prepara-se para lançar um guia que visa potenciar o turismo na Guiné-Bissau. a primeira edição tem dois mil exemplares a organização não governamental (ONG) afetos com Letras, sediada em Pombal, distrito de Leiria, vai lançar no próximo mês de novembro um guia para potenciar o turismo sustentável em Guiné-Bissau. a publicação revisita a história do país, os seus locais mais importantes, culturais e ambientais, as tradições e variedade étnica, destacando o turismo solidário e ecoturismo.
O guia mostra uma janela de oportunidades para o desenvolvimento sustentável que a Guiné-Bissau, com uma beleza natural completamente fora do comum, pode permitir através do turismo, mas também a grande diversidade do país com um mosaico de etnias, mais de 20, numa população de 1,5 milhões de pessoas, destacou Joana Benzinho, presidente da organização, em declarações à agência Lusa.
a responsável explicou que a primeira vez que foi ao país, como turista, em 2008, sentiu a necessidade deste tipo de apoio. Por isso, no início deste ano, a ONG mostrou junto da Delegação da União Europeia na Guiné-Bissau a ambição de desenvolver o trabalho, tendo recebido o financiamento desta entidade, a que se somou o apoio técnico da Secretaria de Estado do Turismo do país.
a primeira edição do guia, em português, tem dois mil exemplares, e perspetiva-se uma edição em inglês. Este será o primeiro projeto direcionado para o turismo da organização afetos com Letras, que começou a trabalhar há seis anos na Guiné-Bissau, tendo já realizado 15 missões solidárias com o apoio de 80 voluntários.