através do número verde 800 209 531, os portugueses podem agora informar-se sobre as formas de acesso aos cuidados paliativos
através do número verde 800 209 531, os portugueses podem agora informar-se sobre as formas de acesso aos cuidados paliativos a associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (aPCP) lançou a primeira linha de apoio gratuita em Portugal, com o número 800 209 531, que está ativa este mês, de segunda-feira a domingo, entre as 20h00 e as 22h00.

No ano em que a aPCP celebra os seus 20 anos de existência, decidimos apostar numa campanha educativa e de informação sobre o que são os cuidados paliativos e a sua importância, explica Manuel Luís Capelas, presidente da aCPC, em comunicado.

Segundo o responsável, trata-se de um projeto pioneiro em Portugal que, para já, só vai funcionar este ano. Queremos esclarecer a população sobre o que são estes cuidados, como é feita a referenciação, equipas existentes em cada localidade, documentação necessária, formas de acesso e direitos, adianta Manuel Capelas.

através desta iniciativa, os seus promotores pretendem saber qual a noção que a população portuguesa tem face a estas práticas. as razões para o subaproveitamento dos cuidados existentes prende-se, sobretudo, com problemas ao nível de referenciação, políticas de saúde e falta de conhecimento, refere o responsável.