a Jornada de Teologia Prática vai reunir em Lisboa especialistas de múltiplas áreas do saber, como teologia, música, arquitetura e ciências sociais, ao longo de um dia
a Jornada de Teologia Prática vai reunir em Lisboa especialistas de múltiplas áreas do saber, como teologia, música, arquitetura e ciências sociais, ao longo de um dia a fadista aldina Duarte é uma das intervenientes na sexta Jornada de Teologia Prática, que se vai realizar no próximo dia 23 de outubro, em Lisboa, a partir das 10h00, com o tema Elogio do silêncio. a iniciativa é organizada por dois departamentos da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

O encontro vai reunir especialistas de variados ramos do saber, como teologia, música, arquitetura e ciências sociais. Entre eles encontram-se o músico Sérgio Peixoto, o monge budista Ives Cretaz, o poeta João Moita, a fadista aldina Duarte e o teólogo alexandre Palma.
No texto introdutório da jornada, os organizadores recordam as palavras de David Le Breton, na sua obra Du silence, que escreve que o único silêncio que a utopia da comunicação conhece é o da avaria, o da máquina que falha, a suspensão da transmissão. É mais uma interrupção da técnica do que a emergência de uma interioridade. O silêncio torna-se, pois, um vestígio arqueológico, um resto ainda não assimilado. Simultaneamente, o silêncio ressoa como uma nostalgia, suscita o desejo de uma escuta sem pressa do rumor do mundo, acrescenta o autor.