O Museu da Eletricidade vai receber profissionais de saúde e voluntários para debater os cuidados paliativos em Portugal

O Museu da Eletricidade vai receber profissionais de saúde e voluntários para debater os cuidados paliativos em Portugal

a tertúlia Vidas Esquecidas, Gente Esquecida vai realizar-se quarta-feira, 7 de outubro, das 18h00 às 20h00, no Museu da Eletricidade, em Lisboa. O encontro é uma ocasião para responder a variadas questões: Como é que se tornam os cuidados de saúde mais humanizados? Como é que se valoriza quem está perto do fim numa sociedade que só presta atenção ao belo e ao jovem? Como é que se evita o isolamento de quem está perto do fim?
Na sessão, a escritora e jornalista Susana Moreira Marques irá contar a sua experiência de acompanhamento de uma equipa de cuidados paliativos em Trás-os-Montes, que deu origem ao livro agora e na hora da nossa morte. O encontro é promovido pelas associações amara (que forma profissionais de saúde e voluntários para acompanharem pessoas em fim de vida) e aLInQUE(que sugere uma abordagem humanizada dos cuidados paliativos).
À tertúlia irão juntar-seElsa Mourão,médica e fundadora daLInQUE,Emília Fradique, enfermeira de cuidados paliativos no Hospital Santa Maria,Eduardo Carqueja,responsável pela consulta de psicologia de cuidados paliativos no Hospital São João do Porto eSílviaErcoli, voluntária da amara. a moderação estará a cargo de Margarida Pinto Correia,diretora na Fundação EDP para a Inovação Social.