Festival de cinema ambiental em Portugal inspira-se na encí­clica do Papa Francisco e convida o bispo da Guarda para uma conferência
Festival de cinema ambiental em Portugal inspira-se na encí­clica do Papa Francisco e convida o bispo da Guarda para uma conferência a mais recente encíclica do Papa Francisco, com o nome Louvado sejas, vai guiar o 21. º Festival Internacional de Cinema ambiental da Serra da Estrela (CineEco), de 10 a 17 de outubro, na Casa da Cultura de Seia. Os organizadores do festival consideram que o documento sobre o cuidado da casa comum, publicado no passado mês de maio, um importante manifesto que coloca pela primeira vez a Igreja Católica no centro do debate ambientalista e climático.
a encíclica é um documento extraordinário, que tem sido saudado por líderes religiosos, ambientalistas, investigadores, dirigentes de organizações internacionais e naturalmente inspirou a organização do CineEco 2015, destacam os responsáveis pela iniciativa na nota de apresentação do festival.
O programa do único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental prevê a exibição de cerca de 80 filmes, de 20 países. Entre as atividades paralelas está uma conferência sobre alterações climáticas com as intervenções de Manuel Felício, bispo da Guarda, Francisco Ferreira, da associação ambientalista Quercus, e Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, no dia 17 de outubro, às 14h30, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia.