Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo foi um dos vários líderes africanos que enfatizaram as ligações cruciais entre a paz e a segurança e o desenvolvimento sócio-económico, e deplorou os atos em curso de terrorismo no continente
Ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo foi um dos vários líderes africanos que enfatizaram as ligações cruciais entre a paz e a segurança e o desenvolvimento sócio-económico, e deplorou os atos em curso de terrorismo no continenteDirigindo-se à assembleia Geral das Nações Unidas, Jean-Claude Gakosso disse que os pais fundadores da Organização das Nações Unidas quiseram promover o progresso social e melhores condições de vida para todos. Tem havido muito progresso humano e melhorias científicas e tecnológicas desde então. No entanto, notou o ministro dos Negócios Estrangeiros do Congo, mesmo com os avanços inegáveis, a comunidade internacional deve abordar as inúmeras debilidades existentes, a fim de proibir o espectro da guerra.

Há agora muitos conflitos alimentados por atores não estatais e pequenos grupos extremistas, mesmo piratas, disse Jean-Claude Gakosso, salientando igualmente que as alterações climáticas, com os seus efeitos perigosos para o ambiente, e a crise migratória estavam entre as crises que mais ameaças representam à estabilidade dos Estados em todos os lugares.

África não tem sido poupada a uma onda de conflitos, disse o governante, destacando as ameaças terroristas criadas pelo movimento Boko Haram na Nigéria, Níger, Camarões e Chade, para o qual é necessário uma resposta internacional. E as tensões persistentes no Mali e Sudão do Sul, bem como o conflito em curso na República Centro-africana, exigem o apoio da comunidade internacional.