aos 59 anos de idade, João Lavrador deixa a diocese do Porto e ruma aos açores para abraçar um novo desafio pastoral na diocese de angra
aos 59 anos de idade, João Lavrador deixa a diocese do Porto e ruma aos açores para abraçar um novo desafio pastoral na diocese de angraO bispo João Lavrador foi nomeado esta terça-feira, 29 de setembro, bispo co-adjutor de angra, nos açores. O até agora bispo-auxiliar do Porto fica agora em posição para suceder a antónio Sousa Braga, que, com 74 anos, se aproximava da data limite para apresentar a sua resignação.

Numa primeira reação a esta designação, João Lavrador disse que recebeu a notícia com total surpresa, por se sentir alheio à realidade episcopal açoriana, com também com enorme confiança. Os açores têm () uma riqueza de gente e de tradições religiosas que são muito próprias, às quais me sinto diferente e alheio, portanto não sentiria que seria eu o escolhido para ir agora enriquecer-me e ao mesmo tempo beneficiar de uma riqueza do passado tão belo e tão profunda como tem sido, explicou o prelado, em declarações à Rádio Renascença.

a diocese de angra abarca todo o arquipélago dos açores e as dificuldades geradas pela geografia preocupam o prelado: São nove ilhas, umas maiores outras mais pequenas, em que gostaria que tanto entre as ilhas como entre o arquipélago e o continente, o mar unisse e não separasse. Vou fazer por isso. João Lavrador nasceu em Seixo de Mira, no distrito, no Coimbra, a 18 de fevereiro de 1956.