Os projetos «Trupe Sénior», «Idade XXL» e «Envelhecimento + ativo» foram premiados devido à sua capacidade para dar resposta a problemas sociais da terceira idade
Os projetos «Trupe Sénior», «Idade XXL» e «Envelhecimento + ativo» foram premiados devido à sua capacidade para dar resposta a problemas sociais da terceira idadeO projeto Trupe Sénior, do Chapitô, Lisboa, venceu a segunda edição do prémio agir, uma iniciativa criada para apoiar projetos que dão resposta a problemas sociais. O projeto vencedor prevê colocar idosos a formar grupos de animação cultural e social, promovendo a intergeracionalidade entre jovens e idosos e potenciando a coesão comunitária.

O segundo lugar do prémio foi atribuído à iniciativa Idade XXL, dos Centros de Dia para Idosos, de Ribeira de Fráguas (albergaria a Velha, aveiro). Este projeto promove o envelhecimento ativo através de programas focados na intergeracionalidade e intervenção na comunidade e inclusão social, de maneira a valorizar os conhecimentos dos idosos, colocando-os ao serviço da comunidade e investindo numa aproximação e partilha entre várias gerações.

O terceiro prémio agir foi entregue ao projeto Envelhecimento + ativo, promovido pela Engenho – associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, de Vila Nova de Famalicão. a iniciativa foi criada para atuar ao nível do envelhecimento ativo através do desenvolvimento de atividades promotoras da estimulação cognitiva e sensorial, como por exemplo, canteiros elevados para pessoas com mobilidade reduzida, adaptados à prática da hortofloricultura, sala de fisioterapia, sala snoezelen e sala da memória.