Cinema São Jorge acolhe mais uma edição do Cine ONU. a sessão vai estar focada no trabalho de 12 cartunistas que abordam a religião, economia, finanças, Política e guerra através dos seus trabalhos
Cinema São Jorge acolhe mais uma edição do Cine ONU. a sessão vai estar focada no trabalho de 12 cartunistas que abordam a religião, economia, finanças, Política e guerra através dos seus trabalhosO Cine ONU está de volta com o documentário Cartunistas: Soldados de Infantaria da Democracia, que será exibido no próximo dia 28 de setembro, às 14h00. a entrada é livre e os interessados podem proceder ao levantamento dos bilhetes na bilheteira do Cinema São Jorge, em Lisboa, local de exibição da película.
O filme tem 110 minutos, foi selecionado para o Festival de Cinema de Cannes, em 2014, e faz os retratos de 12 cartunistas oriundos de França, Tunísia, Estados Unidos da américa, Rússia, Burkina-Faso, China, México, argélia, Costa do Marfim, Venezuela, Israel e Palestina.
É um filme-manifesto sobre liberdade de expressão, auto-determinação e direito à democracia destaca a realizadora Stéphanie Velloatto. Os riscos, os limites e os desafios desta forma de expressão num mundo globalizado, serão debatidos depois da exibição do filme, com Stéphanie Velloatto e o cartunista protuguês antónio antunes, do jornal Expresso.
O Cine ONU é uma iniciativa da secção portuguesa do UNRIC (Centro de Informação Regional das Nações Unidas para a Europa Ocidental) e da Plataforma Portuguesa das ONGD, que fomenta a reflexão sobre temas relacionados com o desenvolvimento sustentável, direitos humanos e promoção da paz.