Cinquenta toneladas de bens foram doados em vários pontos do território português para ajudar os refugiados que se encontram na Croácia
Cinquenta toneladas de bens foram doados em vários pontos do território português para ajudar os refugiados que se encontram na CroáciaDois camiões com 50 toneladas de bens oferecidos em Portugal partem em direção à fronteira da Croácia com a Sérvia esta sexta-feira, 18 de setembro. Uma comitiva de voluntários portugueses partirá sábado, 19. as doações serão entregues a refugiados que se encontrem na região, no âmbito da iniciativa aylan Kurdi Caravan, que deve o seu nome ao menino sírio de três anos que morreu afogado na praia turca de Bodrum.

Queremos demonstrar que o povo português é solidário, escreveu João Vasconcelos, um dos mentores do projeto, na sua página do Facebook. Em apenas uma semana, o movimento recebeu roupa, calçado, comida não perecível, artigos de higiene e brinquedos. Os bens foram recolhidos em 25 pontos do país com o apoio de 150 voluntários.

Também foi aberta uma conta bancária que, em apenas 24 horas, reuniu dois mil euros. Os responsáveis pelo projeto estabeleceram contactos com as embaixadas e ONG da Sérvia e da Croácia para identificarem os locais onde será mais essencial o apoio dos portugueses. Devido à elevada quantidade de bens doados, nem todos serão transportados para a fronteira da Croácia com a Sérvia. Por isso, a aylan Kurdi Caravan estabeleceu um acordo com o Centro Português de Refugiados que irá receber tudo o que não for transportado para o estrangeiro.