O corresponsável pela «Obra completa do Padre antónio Vieira» vai ser condecorado pelo trabalho de coordenação de uma equipa com meia centena de especialistas
O corresponsável pela «Obra completa do Padre antónio Vieira» vai ser condecorado pelo trabalho de coordenação de uma equipa com meia centena de especialistas a Medalha de Mérito Cultural será atribuída ao historiador José Eduardo Franco, corresponsável pela coordenação da Obra completa do Padre antónio Vieira, uma coleção de 30 volumes que envolveu meia centena de especialistas.
Esta distinção será entregue pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, esta sexta-feira, 18 de setembro, no Claustro Padre antónio Vieira do Museu de São Roque, em Lisboa, às 15h30.
Nascido em 1969, José Eduardo Franco é docente e investigador da área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, sendo também professor-coordenador, com equiparação a professor catedrático, da Universidade aberta.
Entre as obras mais recentes de José Eduardo Franco estão Francisco – Nome de santo, Portugal tolerante, Repensar a Europa, Jesuítas, ciência e cultura, O esplendor da austeridade, O arquivo Secreto do Vaticano e Dança dos demónios – Intolerância em Portugal.
Entre os projetos do historiador inclui-se a tradução para 12 línguas (inglês, francês, espanhol, italiano, russo, mandarim, japonês, árabe, polaco, alemão, holandês e búlgaro) de uma seleção de textos do Padre antónio Vieira.