O cardeal secretário de Estado do Vaticano irá presidir às celebrações da peregrinação de outubro de 2016, na Cova da Iria
O cardeal secretário de Estado do Vaticano irá presidir às celebrações da peregrinação de outubro de 2016, na Cova da IriaO secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, vai presidir à peregrinação internacional aniversária de outubro do próximo ano, no Santuário de Fátima, no ano que antecede as comemorações do Centenário das aparições.

Já Manuel Clemente, cardeal patriarca de Lisboa, irá presidir à peregrinação de maio de 2016, revelou antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima, em declarações à agência Ecclesia, no final da visita ad limina dos bispos portugueses, que decorreu na última semana no Vaticano. Tínhamos feito o convite e ele [Pietro Parolin] ter-se-á aconselhado com o Papa, que lhe terá dito: “vais abrir o caminho, vai como percursor”, disse.

Esta será a primeira vez que o secretário de Estado do Vaticano se deslocará até Fátima. Ele disse-me: “vou de certo modo egoisticamente, porque é a primeira vez que vou a Fátima. Nunca lá estive e tenho desejo profundo de conhecer”, contou antónio Marto aos jornalistas.

O Centenário das aparições foi um dos temas em destaque no decorrer do encontro dos bispos de Portugal com o Papa, que manifestou de novo a vontade de ir a Fátima. Nas palavras de antónio Marto, o Papa Francisco tem mesmo um desejo profundo, interior, de ir a Fátima, em Maio de 2017.