O secretário-geral da ONU apresentou a sua agenda para fortalecer a manutenção da paz das Nações Unidas, incluindo o estabelecimento de três mudanças «fundamentais» urgentemente necessárias para adaptar as operações a novas realidades
O secretário-geral da ONU apresentou a sua agenda para fortalecer a manutenção da paz das Nações Unidas, incluindo o estabelecimento de três mudanças «fundamentais» urgentemente necessárias para adaptar as operações a novas realidadesBan Ki-moon quer avançar com medidas para acabar com a exploração e o abuso sexual, que têm sido cometidos pelos chamados capacetes azuis em diferentes missões das Nações Unidas, explicou o secretário-geral da ONU ao apresentar a sua agenda para fortalecer a manutenção da paz.
Os fundamentos das operações de paz da ONU não vão mudar. O nosso trabalho é apoiar a resolução negociada dos conflitos, proteger os civis e avançar o seu direito à segurança, justiça e desenvolvimento. É essencial que sejamos responsáveis “‹”‹e sensíveis às necessidades das pessoas que servimos, disse Ki-moon, num comunicado sobre o seu relatório O Futuro das Operações de Paz da ONU.
O relatório contém a agenda do secretário-geral da ONU para dar seguimento às recomendações do Painel Independente, criado em outubro de 2014 e presidido por José Ramos-Horta para examinar como o conjunto de operações de paz das Nações Unidas.
Questionei o Painel de ser ousado em suas recomendações sobre como as operações de paz da ONU pode ser reforçada para melhor atender os desafios de hoje, Ban Ki-moon observou. Hoje, eu apresento minha agenda para levar adiante as recomendações do Painel.