a Gulbenkian prepara-se para apresentar um projeto desenvolvido para combater a progressão da diabetes em Portugal
a Gulbenkian prepara-se para apresentar um projeto desenvolvido para combater a progressão da diabetes em PortugalNão à Diabetes! é um projeto de âmbito nacional da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) que será apresentado esta segunda-feira, 7 de setembro, às 11h30. a apresentação pública terá lugar no auditório 3 da fundação e tem entrada livre, lê-se num comunicado da FCG.

através desta iniciativa os seus promotores pretendem evitar que 50 mil pré-diabéticos desenvolvam a doença nos próximos cinco anos e identificar, no mesmo período, 50 mil diabéticos que desconheçam ser portadores da doença. O projeto terá início nos municípios da Grande Lisboa, alto Trás-os-Montes, Lezíria do Tejo e Frente atlântica, mas será alargado ao resto do país. Caberá a cada um dos municípios fazer o rastreio de 25 por cento da sua população adulta.

O projeto Não à Diabetes! será coordenado pela associação Protetora dos Diabéticos em Portugal. No último dia 19 de junho, a iniciativa foi destacada entre várias recomendações da assembleia da República ao governo, no âmbito do reforço das medidas de prevenção, controlo e tratamento da diabetes. O projeto de resolução n. º 1540, votado por unanimidade, reconhece a iniciativa da FCG como fundamental para fazer desacelerar a atual progressão da diabetes.