a associação Make-a-Wish concretizou o desejo de Daniela Silva, que queria conhecer Fátima. a visita é uma forma de dar alento à jovem e à família que lidam diariamente com a diabetes
a associação Make-a-Wish concretizou o desejo de Daniela Silva, que queria conhecer Fátima. a visita é uma forma de dar alento à jovem e à família que lidam diariamente com a diabetesQuando se encontrava no hospital, a madeirense Daniela Silva, de 16 anos, pediu um desejo à Make-a-Wish: visitar Fátima. a associação, que realiza desejos a crianças e jovens doentes, possibilitou à Daniela a realização desse sonho. a adolescente esteve em Fátima esta semana, acompanhada dos pais, Paulo Silva e Mónica Moniz, e da irmã Beatriz, naquela que foi também a primeira viagem que os quatro fizeram juntos. Visitar Fátima é um sonho que eu tenho já há bastante tempo, disse a jovem.

Desde os seis anos de idade a lidar com a diabetes, com problemas como a ansiedade, tensão alta e colesterol também muito alto, Daniela encontrou na fé um apoio e uma forma de alento. Rezo todas as noites o Pai-Nosso e a ave-maria, sozinha, no meu quarto, antes de dormir, disse. Entre outros locais, a adolescente visitou o santuário, o museu do local de culto mariano e os túmulos dos pastorinhos. Pedi a Nossa Senhora que me ajudasse, referiu.

atualmente Daniela encontra-se tranquila e numa fase de aceitação da doença, mas nem sempre foi assim, conforme explicou a mãe, Mónica Moniz, em declarações à Fátima Missionária. Quando a Daniela entrou para o 5. º ano foi muito complicado porque os colegas dela pensavam que a diabetes era uma doença contagiosa e não se aproximavam dela. Por isso, pedi a uma enfermeira que fosse à escola falar sobre a doença. Depois disso tudo correu lindamente, recordou Mónica Moniz.

Mãe e filha alertam para a importância de ter muito cuidado com a alimentação. além disso, praticar desporto também é aconselhável, destacam. É preciso ter muita responsabilidade, cuidado e força, sublinhou Mónica Moniz, de 40 anos. No futuro, Daniela gostava de ser educadora de infância ou cozinheira. Tudo o que cozinho é saudável, acrescentou a adolescente a sorrir.