O terrorismo, a violência e o conflito armado no país fizeram mais de 1300 mortos e mais de 1800 feridos no mês passado, refletindo um «número crescente de vítimas», segundo dados divulgados pela Missão de assistência das Nações Unidas no Iraque
O terrorismo, a violência e o conflito armado no país fizeram mais de 1300 mortos e mais de 1800 feridos no mês passado, refletindo um «número crescente de vítimas», segundo dados divulgados pela Missão de assistência das Nações Unidas no IraqueO número de civis mortos no Iraque em agosto foi de 585, e o de civis feridos foi de 1103, reportou a Missão de assistência das Nações Unidas no Iraque (UNaMI, na sigla inglesa). Bagdad foi a província mais afetada, com 1069 vítimas entre os civis (318 mortos, 751 feridos), de acordo com o relatório. Diyala sofreu 108 mortos e 162 feridos; Niníve 69 mortos e três feridos; Salah al-Din 23 mortos e 13 feridos; e Kirkuk 17 mortos e 15 feridos.

O representante especial das Nações Unidas para o Iraque, Jan Kubis, reconheceu os imensos sacrifícios civis e os esforços das forças de segurança do Iraque na luta contínua contra o terrorismo.

Com o número cada vez maior de vítimas, pessoas deslocadas internamente e uma taxa alarmante de iraquianos que fogem da guerra, perseguições e pobreza para encontrar refúgio no exterior, a implementação bem sucedida do plano de reforma do governo será fundamental para restaurar a ordem, a legalidade e a justiça social no país e renovar a confiança na participação justa de todos na sociedade, disse Jan Kubis.