O Simpósio do Clero reúne 350 sacerdotes na cidade de Fátima, ao longo de quatro dias, sob o tema «O padre, irmão e pastor»
O Simpósio do Clero reúne 350 sacerdotes na cidade de Fátima, ao longo de quatro dias, sob o tema «O padre, irmão e pastor»Centenas de sacerdotes de vários pontos do país estão reunidos em Fátima para participarem no oitavo Simpósio do Clero que está a decorrer com o tema O padre, irmão e pastor até à próxima quinta-feira, 3 de setembro. O evento conta com cerca de 350 sacerdotes, informa a Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), organizadora da iniciativa, em comunicado.
Durante os dias do encontro, que iniciou segunda-feira, 31 de agosto, os sacerdotes vão refletir sobre a identidade e missão dos presbíteros. Entre os oradores encontram-se o professor adriano Moreira, a escritora Lídia Jorge, o vencedor do Prémio Pessoa 2014 Henrique Leitão, e o bispo do Porto antónio Francisco Santos.
Esta terça-feira, 1 de setembro, o programa da iniciativa prevê um tempo dedicado ao beato português Bartolomeu dos Mártires, com apontamentos de Jorge Barbosa e de adriano Moreira. No dia seguinte, vão refletir sobre a beleza da consagração, com duas conferências do monge italiano Luciano Manicardi e a visualização de um filme.
O Simpósio do Clero culmina com uma oratória sobre O padre e o entusiasmo na evangelização, proferida pelo padre jesuíta José Correia Frazão, provincial da Companhia de Jesus em Portugal.