Durante os meses de verão, o Papa permaneceu no Vaticano. Sem se conceder algum dia de folga, em Castelgandolfo, diminuiu apenas o ritmo de trabalho, suspendendo alguns encontros, e aproveitando o tempo para preparar as próximas atividades já programadas
Durante os meses de verão, o Papa permaneceu no Vaticano. Sem se conceder algum dia de folga, em Castelgandolfo, diminuiu apenas o ritmo de trabalho, suspendendo alguns encontros, e aproveitando o tempo para preparar as próximas atividades já programadasDe acordo com a Rádio Vaticana, Francisco vai retomar pontualmente a celebração da missa na Capela da Casa Santa Marta, a partir da próxima terça-feira, dia 1 de setembro. Nesse mesmo dia, às 17h00 de Roma (Itália), presidirá à celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, por ele instituído no início de agosto. Uma celebração de caráter ecuménico, com a participação da Igreja Ortodoxa e da Igreja anglicana.

a salvaguarda do planeta, mudanças climáticas, luta contra a pobreza e problemas migratórios farão parte de alguns encontros do Pontífice durante a sua viagem a Cuba e aos Estados Unidos da américa (EUa), programada de 19 a 28 de setembro. São temas que abordará, sobretudo nos discursos ao Congresso em Washington e na ONU em Nova Iorque.

Esta será a sua décima viagem apostólica internacional. Nos EUa, Francisco participará também no Encontro Mundial das Famílias em Filadélfia, entrando assim diretamente nos temas do Sínodo dos Bispos que se reunirá em sessão ordinária no Vaticano de 4 a 25 de outubro, depois da assembleia extraordinária do ano passado.

a agenda dos compromissos do Santo Padre continuará intensa inclusive no últimos meses do ano. Em novembro, será realizado o Convénio Eclesial de Florença, e mais uma viagem apostólica, desta vez ao Uganda e à República Centro-africana. Já em dezembro, no dia 8, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o Papa dará início ao Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que vai até 20 de novembro de 2016.