apesar dos fortes confrontos, o aCNUR foi capaz de prestar assistência a deslocados internos lí­bios. Contudo, a agência da ONU pede às partes envolvidas nos confrontos que possibilitem o acesso das organizações humanitárias a milhares de pessoas
apesar dos fortes confrontos, o aCNUR foi capaz de prestar assistência a deslocados internos lí­bios. Contudo, a agência da ONU pede às partes envolvidas nos confrontos que possibilitem o acesso das organizações humanitárias a milhares de pessoasO alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR) conseguiu levar ajuda a milhares de pessoas necessitadas no sul da Líbia. Segundo Melissa Fleming, porta-voz da agência, este ano, o aCNUR prestou assistência a cerca de 60 mil deslocados internos, apesar dos fortes confrontos.
No entanto, a responsável refere que os funcionários da agência não estão a conseguir ajudar milhares de outros líbios que precisam de assistência. Nesse sentido, Melissa Fleming pede a todas as partes do conflito que permitam o acesso das organizações humanitárias. Estas já conseguiram levar ajuda a quase 25 mil pessoas em Tripoli.
De acordo com a porta-voz do aCNUR, muitos dos deslocados estão a viver em condições desesperantes e estão a precisar urgentemente de comida e de outros suprimentos não perecíveis. Melissa Fleming destaca que através de organizações parceiras, como a International Medical Corps, foi possível levar colchões, cobertores, tendas e material de cozinha para mais de oito mil pessoas nas cidades de Sabha e awbari.