Existem no mundo 65 muros de fronteira erguidos ou em vias de construção, em comparação com os 16 que existiam quando caiu o muro de Berlim, em 1989
Existem no mundo 65 muros de fronteira erguidos ou em vias de construção, em comparação com os 16 que existiam quando caiu o muro de Berlim, em 1989Um dos muros de fronteira de que mais se fala é o que separa Israel dos territórios ocupados, iniciado em 2002, com o objetivo de impedir os ataques palestinianos. Ou então o que separa os Estados Unidos do México, mandado construir por Bill Clinton para reforço da fronteira nos anos 90.

Há outros, porém, mais recentes que têm vindo a ocupar as páginas dos jornais. Na Hungria, o muro de fronteira, cuja construção foi iniciada recentemente pelo governo húngaro: uma barreira de 177quilómetros ao longo de sua fronteira com a Sérvia para impedir a entrada de imigrantes provenientes do norte de África e do Oriente.

No Saara Ocidental há um muro de areia de 2. 700 quilómetros que separa desde os anos 1980 o território do reino de Marrocos das regiões controladas pelos independentes da Frente Polisário.

Na arábia Saudita: os sauditas, diante da ameaça do Estado Islâmico, completaram um muro de areia já existente de sete metros de altura com uma barreira de 900 quilómetros, para impedir o seu avanço a partir do Iraque.

Na fronteira entre a Grécia e a Turquia, foi edificado o muro Evros. a melhoria das relações entre os dois países e a retirada das minas colocadas na fronteira levou a Grécia a converter-se num dos pontos de entrada importantes da migração que deseja chegar à União Europeia.

Tudo isto sem falar da Irlanda do Norte, onde há em Belfast 99 linhas de paz que separam as comunidades católicas e as protestantes. Ou dos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla na costa marroquina, rodeados por muros de arame farpado para impedir as migrações pelo norte de África. Ou da fronteira entre a Índia e o Bangladesh. E do muro que em Nicósia, capital do Chipre, separa as duas comunidades: grega e turca.