Duas instituições católicas estão a assegurar o ensino a crianças refugiadas que tiveram de abandonar as suas casas devido aos fundamentalistas do autoproclamado Estado Islâmico
Duas instituições católicas estão a assegurar o ensino a crianças refugiadas que tiveram de abandonar as suas casas devido aos fundamentalistas do autoproclamado Estado IslâmicoMais de duas mil crianças têm acesso ao ensino formal, no norte do Iraque, em centros de assistência geridos pela Cáritas Iraquiana e pelo Catholic Relief Services (CRS, congénere da Cáritas nos Estados Unidos da américa). as duas instituições católicas esperam estender este projeto para que mais crianças possam ter acesso ao ensino.

O objetivo é que as crianças acabem por ser inscritas na escola. Queremos que os nossos centros de assistência à infância sejam uma ponte para eles voltarem à educação formal, disse Courtney Lare, que supervisiona o projeto do CRS.

Num comunicado da Cáritas lê-se que é difícil que todos os refugiados consigam ter acesso ao ensino no Curdistão iraquiano. Estima-se que 65 por cento das crianças não frequentam as aulas porque não há espaço para eles. Centenas de escolas da região também atuam como abrigo de emergência para milhares de famílias deslocadas, descreve a organização.