Relatório da UNICEF revela que centenas de crianças morreram este ano no Iémen e que o número de menores envolvidos no conflito aumentou
Relatório da UNICEF revela que centenas de crianças morreram este ano no Iémen e que o número de menores envolvidos no conflito aumentouCerca de 400 crianças morreram e mais de 600 ficaram feridas nos últimos quatro meses devido ao agravamento da violência no Iémen, indica um relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) divulgado esta quarta-feira, 19 de agosto. Segundo o documento Iémen: infância sob ameaça, as consequências do conflito incluem a interrupção nos serviços de saúde, o aumento da desnutrição infantil e o encerramento de escolas.
Um dos destaques do relatório é o caso das 377 crianças recrutadas ou utilizadas no conflito. O número representa mais do dobro dos 156 registados no último ano. De acordo com Julien Harneis, representante da UNICEF no Iémen, o conflito é essencialmente uma tragédia para as crianças iemenitas. O responsável explicou, segundo a Rádio ONU, que estas são assassinadas por bombas ou balas e que as sobreviventes têm de lidar com a crescente ameaça das doenças e da desnutrição.
Desde o dia 26 de março, 15,2 milhões de pessoas perderam o acesso aos cuidados básicos de saúde e 900 estabelecimentos sanitários foram encerrados. a UNICEF repetiu o pedido a todas as partes no conflito para que respeitem as suas obrigações sob o direito internacional humanitário e deixem de usar civis, escolas, água e saúde como alvos da guerra.