Situado junto ao Hospital dos Capuchos, o «Espaço Júlia» está em funcionamento para apoiar as vítimas de violência doméstica

Situado junto ao Hospital dos Capuchos, o «Espaço Júlia» está em funcionamento para apoiar as vítimas de violência doméstica

O Espaço Júlia abriu junto ao Hospital dos Capuchos, em Lisboa, para apoiar vítimas de violência doméstica da capital. O novo espaço deve o seu nome a uma idosa de 77 anos, chamada Júlia, que foi assassinada pelo marido devido a uma discussão, em 2011. O Espaço Júlia estará em funcionamento todo o ano.
a estrutura conta com a presença de agentes especializados em policiamento de proximidade e em violência doméstica, bem como de técnicos de ação social. O espaço dispõe de dois gabinetes, sendo que um deles está apto para receber pessoas com mobilidade reduzida. Também há um espaço dedicado às crianças e alimentos, roupa, calçado e produtos de higiene à disposição de quem necessitar.
além disso, há um automóvel disponível para recolher documentos, medicamentos ou outros bens que sejam precisos. a funcionar numa antiga dependência bancária cedida pelo Centro Hospitalar Lisboa Central, o Espaço Júlia resulta de uma parceria entre a Junta de Freguesia de Santo antónio e a PSP. Em 2014, foram registadas 5851 participações por violência doméstica na cidade de Lisboa.