Numa altura em que o Museu do Santuário de Fátima faz 60 anos, os responsáveis pelo local de culto da Cova da Iria estão a considerar a aposta em «parcerias entre o seu museu e outros museus em Portugal e no estrangeiro»
Numa altura em que o Museu do Santuário de Fátima faz 60 anos, os responsáveis pelo local de culto da Cova da Iria estão a considerar a aposta em «parcerias entre o seu museu e outros museus em Portugal e no estrangeiro»O Museu do Santuário de Fátima está a comemorar 60 anos de existência. Para o diretor do projeto, Marco Daniel Duarte, o espaço tem sido lugar de inequívoca transmissão e vivência da mensagem de Fátima e da cultura que resulta dessa mensagem.
Primeiro com os peregrinos; em segundo lugar, e não menos importante, com todos os visitantes que, independentemente das motivações, chegam à Cova da Iria; e com os investigadores das diferentes áreas históricas e artísticas que se encontram representadas no seu acervo, entre os quais historiadores, antropólogos, sociólogos, e etnólogos, destacou o responsável.
Em declarações aos serviços de comunicação do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte disse que o local de culto mariano está a considerar a aposta em parcerias entre o seu museu e outros museus em Portugal e no estrangeiro. O responsável realçou o êxito das exposições temporárias e destacou que as visitas guiadas ao museu e a disponibilização online dos conteúdos têm sido outros meios de chegar à sociedade.
O grande desafio para o futuro vai ser o de levar estes conteúdos cada vez mais longe e a mais pessoas, sublinhou Marco Daniel Duarte. O Museu do Santuário de Nossa Senhora de Fátima foi criado a 13 de agosto de 1955.