O responsável pelo projeto social « a Poesia Não Tem Grades» procura voluntários que ajudem a levar literatura às prisões portuguesas

O responsável pelo projeto social « a Poesia Não Tem Grades» procura voluntários que ajudem a levar literatura às prisões portuguesas

Depois de 12 anos a levar poesia às prisões, Filipe Lopes abre o projeto a Poesia Não Tem Grades a voluntários de todo o país para dar resposta às solicitações dos muitos estabelecimentos prisionais que pretendem receber a iniciativa. após formação, os novos voluntários deverão entrar em ação ainda este ano, uma vez que o objetivo passa por garantir a continuidade das visitas a dez estabelecimentos prisionais. as inscrições já decorrem online.

através deste projeto, Filipe Lopes pretende ajudar a criar hábitos de leitura dentro das prisões. No entanto, esta é também uma oportunidade para os reclusos analisarem sentimentos, exprimirem as suas sensações e, dessa forma, conhecerem-se melhor. Mais do que promover a leitura, o projeto foi desenvolvido para trabalhar a valorização pessoal e a inserção pessoal.

Este ano já decorreram sessões nos Estabelecimentos Prisionais de Paços de Ferreira, Vale do Sousa, Vila Real, Viseu, Caldas da Rainha, Carregueira, alcoentre, Lisboa, Tires, Beja Sintra, Leiria (adultos e jovens), Montijo, Olhão, no Hospital Prisional de São João de Deus e também no EP Junto da Polícia Judiciária do Porto. Desenvolvido em parceria com a Direção Geral de Reinserção e dos Serviços Prisionais, o projeto foi apoiado pelo antigo Instituto do Livro (atualmente DGLaB).