Há um novo trajeto na região de Viseu que integra o Caminho de Santiago. O traçado tem cerca de 100 quilómetros e atravessa vários concelhos
Há um novo trajeto na região de Viseu que integra o Caminho de Santiago. O traçado tem cerca de 100 quilómetros e atravessa vários concelhosO Caminho de Santiago cresceu na região de Viseu, com a abertura de um novo trajeto no final do último mês. Em sete jornadas, o mais recente percurso liga o interior ao litoral português, num traçado a rondar os 100 quilómetros que cruza sete concelhos.

Começa-se em Viseu, no Caminho Português Interior de Santiago, e à sétima jornada atinge-se albergaria-a-Velha, no distrito de aveiro, prosseguindo-se no Caminho Português que vem do sul. Pelo meio, atravessam-se os concelhos de Tondela, de Vouzela, de Oliveira de Frades, de Sever do Vouga, e de Águeda, sendo que estes dois últimos pertencem ao distrito de aveiro, explicam os serviços de comunicação da diocese de Viseu.

Os municípios envolvidos neste projeto já investiram vários milhares de euros, de forma a recuperar um caminho que foi percorrido pelos antigos. apesar de já ser possível palmilhá-lo, o novo caminho não está totalmente concluído, uma vez que faltam albergues para os peregrinos pernoitarem.

Contudo, Pedro adão, vereador do Turismo da autarquia de Tondela, refere que há intenção de abrir albergues em Santiago de Besteiros e em Reigoso (Oliveira de Frades). a criação de albergues e de outras estruturas de apoio aos peregrinos está já a ser alvo de análise para candidatura ao novo Quadro Comunitário de apoio 2014-2020.