Mais de duas dezenas de estudantes receberam alojamento em Coimbra em troca de companhia e apoio a idosos que vivem sozinhos na cidade

Mais de duas dezenas de estudantes receberam alojamento em Coimbra em troca de companhia e apoio a idosos que vivem sozinhos na cidade

Vinte e sete alunos receberam alojamento gratuito na cidade de Coimbra. Em troca tiveram de fazer companhia a idosos que vivem sozinhos. Tal foi possível no âmbito do projeto solidário Lado a Lado, existente há seis anos. além dos estudantes, o projeto já beneficiou 18 idosos.
através desta iniciativa, os estudantes recebem alojamento na casa de idosos e convivem com eles, ajudando em pequenas tarefas e acompanhando-os em idas ao médico ou a resolver algum tipo de burocracias. até ao momento, o projeto já recebeu 73 inscrições de estudantes, a maioria do sexo feminino (51), e 33 inscrições de idosos (31 do sexo feminino), informou Teresa Sousa, responsável pela campanha.
a iniciativa tem corrido bem e o balanço é muito positivo, acrescentou Teresa Sousa, em declarações à agência Lusa. Segundo a responsável, houve idosos que já tiveram mais do que um estudante como companhia durante os seis anos do projeto e há um aluno que está integrado na iniciativa desde 2010.
O projeto Lado a Lado arrancou em janeiro de 2009, numa parceria entre a associação académica de Coimbra e o Centro de acolhimento João Paulo II. Para a técnica do Centro de acolhimento, Teresa Sousa, o maior problema é a falta de inscrições de estudantes, havendo neste momento uma lista de espera de idosos disponíveis para receber alunos.