Perante o aumento de migrantes no acampamento de refugiados em Calais, França, os Médicos do Mundo alertam para graves problemas que poderiam ser evitados
Perante o aumento de migrantes no acampamento de refugiados em Calais, França, os Médicos do Mundo alertam para graves problemas que poderiam ser evitados a organização Médicos do Mundo (MdM) montou uma operação de emergência no início de junho em Calais, França, para prestar ajuda urgente no acampamento de refugiados instalado no local. atualmente, continua a aumentar a quantidade de pessoas que precisa de apoio, registando-se graves problemas de saúde e mortes que poderiam ser evitadas, referem os MdM, em comunicado.

apesar dos números apontarem para 3. 000 migrantes presentes em Calais, com o objetivo de tentarem a travessia do Canal da Mancha, rumo ao Reino Unido, este número já poderá ser superior a 5. 000. Para apoiar esta população, os MdM dispõem de um posto de saúde, com médicos, enfermeiros, psicólogos, tradutores e mediadores. além disso, foi ainda realizada uma intervenção ao nível da distribuição de água e de instalações sanitárias.

Por não ser um campo oficial, não existem tendas, utensílios de cozinha ou cobertores provenientes da ajuda aos refugiados das Nações Unidas ou de outras organizações humanitárias. Em declarações à imprensa internacional, Jean-François Corty, diretor de Operações da Delegação Francesa da MdM, descreveu o campo como sendo uma favela tolerada. Os migrantes instalados em Calais são oriundos, principalmente, da Etiópia, Eritreia, Sudão, Somália, afeganistão e da Síria. Fogem das guerras, da violência e da fome, e partem à procura de melhores condições de vida.