Gestos concretos em favor dos migrantes e refugiados. é este o apelo lançado por mais uma Semana das Migrações que terá impacto no Santuário de Fátima e em todo o país
Gestos concretos em favor dos migrantes e refugiados. é este o apelo lançado por mais uma Semana das Migrações que terá impacto no Santuário de Fátima e em todo o país a 43a Semana Nacional de Migrações arranca no próximo domingo, 9 de agosto, prolongando-se até ao domingo seguinte, dia 16. a iniciativa é promovida pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e vai realizar-se com o tema Igreja sem fronteiras. Somos um só corpo.

Numa mensagem dedicada a esta iniciativa, a Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM) indica que esta semana foi pensada para colocar os migrantes e refugiados no coração da Igreja, e apelar a gestos concretos, que passam pela oração, pelas ações de sensibilização/formação, pelas ocasiões de encontro/convívio e gestos solidários que possam surgir em cada diocese, paróquia e missão católica.

Do programa desta semana faz parte a Peregrinação dos Migrantes ao Santuário de Fátima, dias 12 e 13 de agosto. as cerimínias serão presididas por Manuel Linda, bispo das Forças armadas e da Segurança e vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.

Domingo, 16, decorre a Jornada de Solidariedade, que convoca as paróquias e comunidades cristãs a celebrar a Eucaristia em ação de graças pelos migrantes e pelo trabalho pastoral que a Igreja desenvolve em favor dos mesmos. além disso, neste dia, o ofertório irá reverter em favor da pastoral da mobilidade humana da Igreja em Portugal.