a ONU está em negociações no Sudão do Sul para garantir a entrega de abastecimentos às vítimas do conflito no estado do alto Nilo
a ONU está em negociações no Sudão do Sul para garantir a entrega de abastecimentos às vítimas do conflito no estado do alto NiloCom o objetivo de fazer chegar abastecimentos às vítimas do conflito no estado do alto Nilo, no Sudão do Sul, a agência das Nações Unidas de assistência Humanitária (OCHa) encontra-se em negociações com o governo daquele país africano. Para além disso, pretende-se evitar o agravamento da situação no país, que já é considerada terrível.
De acordo com uma nota da organização, não foram autorizados os voos para o aeroporto de Malakal. Para o OCHa, tal medida ameaça a operação de assistência em todo o alto Nilo. Estima-se que 65 mil pessoas sejam prejudicadas pelas restrições de acesso e de transporte. agências humanitárias alertam para a falta de medicamentos, combustível e produtos químicos para tratar a água.
Numa visita recente ao Sudão do Sul, Stephen O”Brien, sub-secretário-geral para os assuntos Humanitários, apelou às partes em conflito para desimpedirem rapidamente as vias, de modo a facilitarem a prestação de assistência às comunidades afetadas.
Nessa ocasião, o responsável apontou para a necessidade de enviar apoio imediato às populações em desespero, por estas dependerem do tipo de ajuda para sobreviver. Segundo o OCHa, as organizações não governamentais também carecem de assistência para que tenham acesso rápido e com segurança a essas áreas.