Para registar milhares de crianças que ficaram sem certidão porque nasceram durante a crise do ébola, o governo da Libéria vai lançar uma campanha para combater o problema, com o apoio das Nações Unidas
Para registar milhares de crianças que ficaram sem certidão porque nasceram durante a crise do ébola, o governo da Libéria vai lançar uma campanha para combater o problema, com o apoio das Nações UnidasO Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a apoiar o governo da Libéria numa campanha para registar pelo menos 70 mil crianças que não têm certidão de nascimento porque nasceram durante a crise do Ébola.
Os registos de nascimento no país baixaram quase 40 por cento em 2014 e este ano, em comparação com os níveis anteriores à epidemia. Em 2013, antes do surto, 79 mil bebés receberam certidão. Contudo, em 2014, o registo foi garantido para apenas 48 mil crianças.
Entre janeiro e maio deste ano, apenas 700 bebés liberianos foram registados ao nascer. Sheldon Yett, representante da UNICEF no país, alerta para o facto das crianças sem certidão não existirem oficialmente. O responsável destaca que sem cidadania, as crianças da Libéria correm maior risco de ficarem marginalizadas, porque o registo é essencial para aceder a serviços sociais e de saúde.
além disso, a documentação também ajuda a prevenir o tráfico humano e a adoção ilegal.com a ajuda da UNICEF, a Libéria está a instalar sistemas de registo e a formar cidadãos para ajudarem no registo dos mais novos. a campanha nacional deve iniciar nos próximos meses, informa a Rádio ONU.