O ex-presidente de Portugal foi reconhecido como «líder na luta pela restauração da democracia» através da atribuição do Prémio Nelson Mandela. O político sente-se honrado pela associação com a figura do ex-presidente da África do Sul
O ex-presidente de Portugal foi reconhecido como «líder na luta pela restauração da democracia» através da atribuição do Prémio Nelson Mandela. O político sente-se honrado pela associação com a figura do ex-presidente da África do SulJorge Sampaio, ex-presidente de Portugal, é um dos vencedores do primeiro Prémio Nelson Mandela. O galardão foi criado para reconhecer as realizações daqueles que dedicam as suas vidas a serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com a ONU, o político português tornou-se um líder na luta pela restauração da democracia em Portugal. Para Jorge Sampaio, receber este prémio é motivo de honra, porque o galardão tem o nome de uma figura absolutamente incontornável do século XX, que foi um exemplo extraordinário de tolerância, de luta, de reivindicação pelos direitos humanos.
além do ex-presidente de Portugal, a outra vencedora do Prémio Mandela é Helena Ndume, uma oftalmologista da Namíbia. De acordo com a ONU, Helena Ndume é uma oftalmologista que tem trabalhado no tratamento da cegueira e de doenças relacionadas com a visão, tanto na Namíbia como em outros países em desenvolvimento.