No próximo ano, o Santuário de Fátima irá apresentar um concerto com obras de compositores portugueses criadas a partir de textos da Irmã Lúcia
No próximo ano, o Santuário de Fátima irá apresentar um concerto com obras de compositores portugueses criadas a partir de textos da Irmã Lúcia O Santuário de Fátima vai apresentar um concerto com obras de compositores portugueses a partir de textos da Irmã Lúcia, dia 3 de abril de 2016, às 15h30. O espetáculo Tropário para uma pastora de ovelhas mansas – Ciclo para coro, piano e acordeão sobre fragmentos das memórias da Irmã Lúcia terá lugar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, pelo Grupo Vocal Officium, sob a direção do maestro Pedro Teixeira. ao acordeão estará Octávio Martins e ao piano João Lucena e Vale.
O concerto faz parte de um vasto programa musical que integra a proposta cultural da celebração do Centenário das aparições, é um trabalho original, a seis mãos, interpretado por compositores portugueses da atualidade, informa o Santuário de Fátima. a autoria e coordenação deste projeto coube ao compositor alfredo Teixeira, que criou a obra a partir de textos da Irmã Lúcia.
Os compositores portugueses envolvidos no projeto são João Madureira, alfredo Teixeira, Sérgio azevedo, Nuno Côrte-Real, Rui Paulo Teixeira e Carlos Marecos. No passado dia 6 de junho, as seis composições musicais que constituem o projeto foram entregues ao padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima. Nessa ocasião, o sacerdote destacou que, na celebração dos 100 anos das aparições, fazia todo o sentido o Santuário propiciar a criação de obras sobre os acontecimentos e a história de Fátima numa linguagem contemporânea. Em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, alfredo Teixeira contou que planeia um concerto dinâmico, com abordagens no texto e no espaço muito diversificadas.