as vivências e problemas associados à adolescência vão ser abordados com os alunos portugueses através de filmes, em vários pontos do país

as vivências e problemas associados à adolescência vão ser abordados com os alunos portugueses através de filmes, em vários pontos do país
a organização Zero em Comportamento volta a colocar à disposição de cine-teatros, auditórios e outros espaços municipais do país, um conjunto de filmes que abordam temas associados à adolescência. O cinema ajuda-nos a crescer é o nome da iniciativa que é pensada para alunos do segundo e terceiro ciclo e também do secundário.

as películas selecionadas abordam temas como a gravidez na adolescência, a emigração, as funções e obrigações da escola e da família, as famílias monoparentais, a adopção e a proteção de menores, o bullying, () a amizade, a aceitação, o grupo e o início da sexualidade, comportamentos de risco, a identidade racial, cultural e familiar, a igualdade e discriminação, o preconceito e as dinâmicas familiares, informa a organização, em comunicado.

De acordo com a Zero em Comportamento, os filmes exibidos permitem criar momentos de debate e de discussão com os jovens, ajudando-os a reflectir sobre assuntos que são fundamentais para o seu crescimento enquanto seres humanos e cidadãos conscientes. além disso, para todos eles, existe uma ficha de exploração pedagógica que ajuda os professores e os programadores a mediar as conversas.

No último ano letivo, decorreram sessões mensais no Teatro-Cine de Torres Vedras e no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Moita, para as escolas destes concelhos. Para o ano letivo de 2015-2016, além da continuidade destes dois parceiros está já confirmada a adesão do Município de Montemor-o-Novo. Neste momento são ainda aguardadas ainda novas confirmações.