Um contingente de 435 escuteiros portugueses, o maior de sempre, vai deslocar-se até ao Japão para participar num acampamento mundial com o tema «Um Espírito de Unidade»
Um contingente de 435 escuteiros portugueses, o maior de sempre, vai deslocar-se até ao Japão para participar num acampamento mundial com o tema «Um Espírito de Unidade»O Corpo Nacional de Escutas (CNE) vai enviar 435 escuteiros ao Jamboree Mundial, um acampamento que vai reunir no Japão mais de 33 mil escuteiros oriundos de 147 países, entre os dias 28 de julho e 8 de agosto. Este é o maior contingente português de sempre a um acampamento mundial fora da Europa, lê-se num comunicado do CNE enviado à agência Ecclesia.

a iniciativa é desenvolvida para fomentar a partilha, o convívio e a troca de experiências e vivências entre os escuteiros. Cada escuteiro apenas pode ir uma vez a um Jamboree Mundial como participante, e deve ter ter entre 13 e 17 anos idade. O evento realiza-se de quatro em quatro anos.

O acampamento vai decorrer sob o tema Um Espírito de Unidade, e este carácter engloba muitos significados, como unidade, harmonia, cooperação, amizade e paz, para além de representar o Japão e a sua cultura. a ida ao Japão conta com o apoio da Presidência da República, que entregou há dias a bandeira portuguesa ao contingente que seguirá para esse país nipónico, e da embaixada do Japão, que tem trabalhado no sentido de facilitar todas as questões relacionadas com a viagem dos escuteiros.