Foi criada uma pós-graduação em Música Sacra, no Porto, para «desenvolver, qualificar e promover» a música da Igreja
Foi criada uma pós-graduação em Música Sacra, no Porto, para «desenvolver, qualificar e promover» a música da IgrejaPós-graduação em Música Sacra é uma nova proposta da Universidade Católica Portuguesa (UCP), para arrancar no próximo ano letivo. a formação promovida pela Escola das artes e a Faculdade de Teologia, no Centro Regional do Porto da UCP, visa desenvolver, qualificar e promover a música da Igreja, informa a instituição.

Os responsáveis da UCP explicam que a formação é promovida sob o mote do contínuo aprofundamento do diálogo entre a fé, cultura, arte e ensino e pretende contribuir para uma melhoria da qualidade do serviço musical, sobretudo no órgão, na direção e no canto. Por isso, destina-se a instrumentistas, cantores, diretores de coro, teólogos e sacerdotes.

além disso, pretende-se que os alunos fiquem a conhecer e entender os repertórios do passado e do presente, entendam a liturgia conhecendo os ritos e as suas expressões musicais e sejam capazes de convocar os novos meios da sociedade da informação. O curso será coordenado pelo maestro Pedro Monteiro, docente da Escola das artes, e tem início marcado para 25 de setembro, no campus da Foz da Católica Porto.