O voluntariado missionário conquistou 900 portugueses este ano. Destes, vários deixaram o seu emprego para partirem para países em desenvolvimento
O voluntariado missionário conquistou 900 portugueses este ano. Destes, vários deixaram o seu emprego para partirem para países em desenvolvimentoNovecentos portugueses fazem voluntariado dentro e fora do país, indica o relatório do voluntariado missionário da Fundação Fé e Cooperação (FEC) divulgado esta semana. Desses, 276 partem para África, américa do Sul e Central e Ásia. De acordo com a fundação, a maioria destes voluntários são estudantes, recém-licenciados e pessoas empregadas que dedicam a suas férias ao voluntariado. Destes 276, 54 repetem a experiência e partem de novo.
Os dados recolhidos mostram que oito pessoas, com idades entre os 18 e os 35 anos, deixam o seu emprego para partirem este ano para países em desenvolvimento. além destes, 12 voluntários que já se encontravam desempregados também vão dedicar o seu tempo a experiências de voluntariado missionário.
Uma vez no terreno, os voluntários dedicam-se à educação, formação, agricultura, animação sociocultural, construção de infraestruturas, pastoral, saúde e dinamização comunitária. a nível nacional, são 624 jovens e adultos que em 2015 realizam atividades de voluntariado missionário. O voluntariado missionário distingue-se do voluntariado internacional para a cooperação principalmente pela sua génese cristã-católica, destaca a FEC.