O complexo dos Missionários da Consolata, em Fátima, acolhe a iniciativa «Olivais em férias radicais», permitindo aos jovens fazer turismo e desconstruir preconceitos sobre a Igreja
O complexo dos Missionários da Consolata, em Fátima, acolhe a iniciativa «Olivais em férias radicais», permitindo aos jovens fazer turismo e desconstruir preconceitos sobre a Igreja a iniciativa Olivais em férias radicais está a realizar-se em Fátima, na Consolata, mobilizando muitos adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, ao longo de quatro semanas. a atividade arrancou na última semana. atualmente, são 34 os jovens que se encontram no complexo da Consolata, acompanhados por uma equipa de monitores e de um missionário do instituto que os acolhe.

ao longo destes dias, os participantes realizam atividades muito distintas. Visitam o Castelo de Ourém, o Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Serra de aire, o Parque Natureza do agroal, as grutas, piscinas e o kartódromo da região, mas também pintam artigos religiosos e trilham os Valinhos de Fátima.

ana Rita Sequeira, 26 anos, é a coordenadora de monitores e destaca a potencialidade do espaço dos Missionários da Consolata, pois permite a realização de variadas atividades, tanto no exterior, como no interior. Em declarações à Fátima Missionária, a responsável salientou que a iniciativa, realizada pela primeira vez, é uma ocasião para os adolescentes saírem da rotina e estarem desconetados das redes sociais, uma vez que estão sem telemóveis e sem acesso à internet.

além das novas vivências e da realização de atividades diferentes, as férias são, ao mesmo tempo, uma oportunidade para os participantes criarem novos grupos e laços. Para se descobrirem a eles próprios e perceberem como são em grupo, explicou ana Rita. Cabe a albino Brás, Missionário da Consolata, acompanhar o grupo de jovens esta semana.

Para o sacerdote, a iniciativa Olivais em férias radicais tem a particularidade de permitir a desconstrução de preconceitos sobre a fé e a Igreja. Exemplos disso são as perguntas e dúvidas dos jovens sobre o tema que têm sido colocadas ao missionário. Em condições normais, estes adolescentes não pintavam figuras de Nossa Senhora de Fátima nem visitavam o Consolata Museu | arte Sacra e Etnologia, destacou albino Brás, sublinhando que também isto constitui um desafio e uma oportunidade.

Marco Martins, 15 anos, e Catarina aguiar, 14, são dois dos participantes. Para ambos, esta semana de férias está a ser interessante e uma novidade. Marco nunca tinha estado num seminário, e para a Catarina, esta é a primeira semana em Fátima. a estudante frisou que estar sem os telemóveis é difícil, mas que tal permite que esteja mais atenta e disponível.

Olivais em férias radicais é uma iniciativa da Junta de Freguesia dos Olivais, em parceria com o Instituto Missionário da Consolata que dá origem a um programa de turismo integrado direcionado para jovens, realçou José Mateus, assessor da direção do Consolata Hotel.